Informações sobre o artigo

  • Categoria: Tudo sobre barril de chopp
  • Classificação: Produtos
  • Data: 2 Julho, 2022
  • Link do vídeo: youtu.be/fEn0ivmFokc

Antes de iniciarmos:

A maior dúdiva que me aparece é sobre o risco de explosão do barril de chopp. Nesse post iremos explicar o motivo de isso acontecer e quais os cuidados que devemos tomar para que não aconteça isso conosco

Também falaremos sobre medidas, que inclusive é um dos vídeos em anexo e comentaremos sobre algumas curiosidades e demais.

O que é um barril de chopp?

Barril de chopp: ou barril para chopp, ou ainda barril para cerveja, é um compartimento feito, geralmente em inox 304, como a imagem a seguir. Feito exclusivamente para armazenar nosso líquido sagrado e mantê-lo por muito tempo, dependendo de vários fatores que falaremos aqui nesse post.


O que é correto? Cerveja ou Chopp?

Atualmente as pessoas chamam de chopp, a cerveja não pasteurizada, porém isso não é o dito historicamente.

Historicamente, "chope" quer dizer uma medida de 500ml, aproximadamente. Então fica a seu critério chamar de chopp ou cerveja, pois na grande verdade, o que tem no barril, da Brahma, por exemplo, é a cerveja Brahma.

Porque barril de chopp explode?

Geralmente é uma falha na utilização deste. O barril tem uma pressão de trabalho em torno de 2,5 bar ou 36 psi. Para termos uma ideia, um carro, usa em torno de 30 psi (em média). Geralmente as explosões ocorrem por uso inadequado, onde ultrapassam (e muito) essa pressão.

Uma cerveja será bem servida com pressões abaixo disso, sendo assim não é necessário utilizar uma pressão tão alta.

Falhas podem acontencer e geralmente está associada a uso incorreto. A seguir apresentarei cada item do equipamento que precisamos para extrair um chopp e no fim desse post, as possíveis falhas em cada um.

O que preciso para tirar um chopp?

Precisaremos de alguns itens. Todos eles serão mostrados abaixo e explicarei cada um.

- Barril

Primeiro, obviamente é o barril de chopp, que poderá estar gelado ou não. Nele estará nossa cerveja (ou caso prefira, chopp).

- Chopeira elétrica ou a gelo

Também precisaremos de uma chopeira, que poderá ser elétrica ou a gelo. A vantagem de ser elétrica é que não será necessário abastecer com gelo. O consumo com gelo, além de ser mais caro em alguns casos, necessita de mais cuidado durante a festa. Uma serpentina descoberta de gelo, diminui a eficiência.

- Regulador de pressão

Outro item essencial é o regulador de pressão. Esse cara será responsável por enviar a pressão correta para o barril e ai que mora o perigo. Um ajuste errado de pressão pode causar um sério problema, levando inclusive ao óbito. Falarei melhor sobre pressões logo a seguir, porém adianto que não é seguro ultrapassar os 2,5 bar para barris de inox. E estamos falando de inox, um dos materiais que mais suportam pressões.

- Cilindro de CO2

E pra finalizar, um cilindro de CO2 com as mangueiras e conexões. O cilindro de CO2 serve justamente para empurrar a cerveja do barril, para a chopeira e então para o copo. Quer saber se precisa mesmo de CO2 ou pode ser bombinha não é? A resposta é pode, mas vamos falar sobre isso ainda

É possível tirar chopp sem um cilindro de CO2?

A resposta é simples, sim! Porém, vamos a algumas explicações. A primeira refere-se a oxidação da cerveja e essa pode atrapalhar demais no sabor e na qualidade da sua bebida favorita.

O que é oxidação na cerveja?

Em uma explicação bem simples, é um fenômeno que ocorre quando a cerveja entra em contato com oxigênio e infelizmente falando, piora e muito a qualidade da cerveja. Ela ficará com um sabor de frutas em caldas, também poderá mudar a cor e ficará adocicada, porém um doce "passado". Resumindo, ainda é possível beber, mas não ficará gostosa como uma cerveja sem a oxidação.

O que é oxidação na cerveja?

Felizmente é um processo relativamente lento. Leva em torno de 1 a 2 dois para aparecerem as diferenças, porém a partir do momento em que teve contato com o oxigênio, já começa o processo de oxidação. Mas se tivermos uma galera boa de copo e extrairmos com uma bomba de ar comum, dificilmente notaríamos a diferença, se tomarmos no mesmo dia.


O vídeo:



Dados para replicar a receita

Volume Final

16 litros
Água Mash

Sem Mash
Água lavagem

21 litros
Mash

Sem Mash
Mashout

Sem Mash
Fervura

100C/60 m
Fermentação

28C/4 dias

Maltes (usei esses maltes para fazer uma RIS e com a lavagem, fiz a American Stout):
5.68 kg Pale Malt, Maris Otter (5.9 EBC) Grão 7 45.3 %
2.84 kg Vienna Malt (6.9 EBC) Grão 8 22.7 %
1.42 kg Munich Malt (17.7 EBC) Grão 9 11.3 %
1.11 kg Caramel/Crystal Malt - 10L (25.2 EBC) Grão 10 8.8 %
0.73 kg Caramel/Crystal Malt - 80L (212.0 EBC) Grão 11 5.8 %
0.38 kg Chocolate Malt (689.5 EBC) Grão 12 3.0 %
0.38 kg Oats, Flaked (2.0 EBC) Grão 13 3.0 %

Lúpulos e demais
(33.1 IBUs) 20.00 g Zeus [14.00 %] - Fervura 50.0 min
(26.8 IBUs) 20.00 g Zeus [14.00 %] - Fervura 30.0 min

Perfil da água (ppm):
Cálcio: 181
Sodio: 76
Cloreto: 340
Magnesio: 14
Sulfato: 84
Bicarbonato: 49

Fermentação: Kveik Oslo 28C por 4 dias
"Cold" crash: 21 graus por 4 dias

OG Esperada. 1075
FG Esperada: 1016

OG Medida. 1075
FG Medida: 1008

EBC: 113 EBC
ABV previsto/apurado: 7.9 / 8.9
IBU: 60

Considerações:
Apesar do erro na eficiência do equipamento, o que levou a um teor alcoólico maior, estourando inclusive o limite máximo, consegui uma cerveja muito legal. Infelizmente, ficou muito mais alcoólica do que previa e isso em função da levedura que usei, que secou mais do que eu gostaria e claro, da lavagem que fiz. Poderia facilmente lavar com mais 5 ou 10 litros e com isso aumentar o volume final diminuindo o teor alcoólico da cerveja, deixando um drinkability melhor. Porém a ideia era testar a técnica e descobrir mais.

Com certeza é uma técnica que repetirei, porém com mais água para a lavagem.

Se forem replicar isso em casa, lavem com 8 litros a mais e mantenham a lupulagem, pois com certeza ficará melhor encaixada no estilo.

O Cold Crash é uma técnica de baixar a temperatura da cerveja, a fim de clarifica-la. Nesse caso, eu não clarifiquei usando o cold crash, pois fiz em temperatura ambiente, porém como estamos falando da Kveik Oslo, consegui uma bela clarificação, mesmo em temperatura ambiente.

Quer saber mais? Veja o vídeo do começo do post.
Aproveitem!