Informações sobre o artigo

  • Categoria: Diluição de mosto para cerveja
  • Classificação: Produtos
  • Data: 2 Julho, 2022

Antes de iniciarmos:

Olá amigos, com certeza muitos de nós já enfrentamos a vontade de fazer 40 litros de cerveja em um equipamento de 30 litros. Mas e ai? É possível?

Neste post veremos que na maioria das vezes, sim, é possível! Claro, não conseguiremos tirar 100L de um kit para 20, mas aumentar um pouquinho, é possível sim.

O que preciso saber antes?

Antes de mais nada, você precisa saber qual é a quantidade máxima de malte que cabe em seu kit. Pois é do malte que iremos retirar o mosto cervejeiro, não é?

Com isso em mãos e usando as calculadoras dessa página, você conseguirá um bom resultado. A seguir, mostrarei algumas formas simples, onde você conseguirá fazer sem muito trabalho.

Ah, claro!!! Vou deixar uma calculadora para isso, também. =)



Bem, mas como saber quantos quilogramas de malte cabe na minha panela cervejeira ou no meu cesto de grãos?

Você irá precisar de duas medidas se sua panela de grãos. As duas em centímetros, tudo bem? A seguir mostrarei as duas medidas necessárias e como consegui-las. Não é necessário ser tão preciso.

A primeira é o diâmetro interno da panela ou cesto de grãos, que é a medida da "boca" dela, de ponta a ponta, como na imagem:

A segunda é a altura da panela ou cesto de grãos, que é a medida da base até a "boca" dela, de ponta a ponta. Importante medir do fundo da parte interna, até onde o líquido pode chegar sem derramar, como na imagem:

E agora? O cálculo de agua adicional cerveja


Vamos usar a calculadora abaixo, basta preencher os dois campos corretamente:
É extramente importante prestar atenção na unidade de medida, tudo bem? Aqui iremos usar sempre centímetros (cm)



Calculadora de volume de panela cervejeira e capacidade de maltes


Largura da panela em cm Altura da panela em cm
* Se você utilizar cesto, coloque as medidas do cesto

Os resultados são aproximados
Resultados
Largura da panela ou cesto --
Altura da panela ou cesto --
Raio da panela ou cesto --
Volume panela ou cesto --
Capacidade de malte aproximada --
1076

Cálculo de diluição do mosto

* Preencha o campo que quiser e o sistema te exibirá o cálculo
1 Volume inicial (ex.: 45)
2 OG atual (ex.: 1050)
3 OG alvo (ex.: 1030)
4 Água para adicionar
5 Volume Final (ex.: 60) (1 + 4)
* o campo 5 é o total final de mosto no fermentador

Se precisa também uma forma de calcular a quantidade de água na cerveja, aqui você encontra

Antes de mais nada, determine uma quantidade de cerveja que queira produzir e uma conta rápida é um litro de água para cada quilo de grão que terá a receita.

Leve em consideração as perdas, quer dizer, quantos litros ficarão no chiller, no fermentador, no envase, enfim, você precisa saber exatamente a quantidade de líquido que se perde durante o processo, o que é completamente normal, tudo bem?

Com o total de litros perdidos no processo, distribua essa perda proporcionalmente nas águas de brassagem e lavagem de grãos.

Para fazer um cálculo rápido e simples, porém muito funcional, considere 2,5-3,0 litros de água para cada quilo de malte. Para a lavagem, multiplique essa quantidade de água por 1,5.

Lembrando, claro que é um cálculo aproximado e você deve ter atenção extrema à cama de grãos. Se por acaso seu cálculo te deu 13 litros para a brassagem e 6 litros para lavagem, porém os 13 litros não cobriram de forma adequada a cama de grãos (5 dedos acima), diminua a água de lavagem. Entre os dois processos, o mais importante sem dúvidas é o mash.

Para cervejas extremas como RIS, Double Ipas, Imperial Sour e demais, possivelmente sobrará bem pouca água para lavagem, mas não se preocupe!! Foque no mash. Eu por exemplo, não faço lavagem nas RIS. Eu aproveito, nesse caso, o Parti-Gyle, que é algo bem interessante e que comento no artigo abaixo:
clique para ver o artigo



Considerações:

A diluição é uma ferramenta que nós cervejeiros caseiros podemos e devemos usar com muita frequência se for preciso. Algumas pessoas usam água gelada para a diluição, fazendo então o processo chamado no chill e com isso, ganhando muito tempo e economizando dinheiro com o não resfriamento.

Vale destacar que neste caso, é aconselhável que a água seja fervida por 5 minutos antes da diluição e pode ser armazenada já no fermentador com temperatura bem baixa.

Em título de curiosidade, 30 litros de água a 100C misturados com 30 litros de água a 0C, leva instantaneamente a 50C.

Aproveitem!