Informações sobre a Brassagem

  • Técnica: Parti Gyle
  • Categoria: American Stout
  • Classificação: Ale
  • Data: 23 Julho, 2022
  • Link do vídeo: youtu.be/GDgHUVTvREE

Antes de iniciarmos:

Usei uma técnica chamada parti gyle e acabei lavando a cama de grãos com menos água do que deveria. Para replicatem essa receita em casa, estudem lavar com 5 a 10 litros a mais. O objetivo é retirar uma pre fervura de 1051, pois encaixará melhor no estilo. A minha pre fervura, ficou em 1062 e com isso trouxe a OG para o topo do estilo. A cerveja ficou muito boa, claro, porém para um concurso, estaria fora do estilo.

Porém, o objetivo aqui é fazer uma cerveja para eu beber e não para um concurso.

Sobre o estilo:

20B. American Stout:

Impressão Geral: Uma Stout escura, bastante forte, altamente tostada, amarga e lupulada. Tem o corpo e sabores escuros típicos das stouts com um caráter de lúpulos americanos mais agressivo e amargo.

Aroma: Moderado a forte aroma de malte tostado, muitas vezes tendo um café torradoou qualidade chocolate escuro. Aromas queimados ou de carvão são aceitáveis em níveis baixos. Aromas de lúpulo de médio a muito baixo, muitas vezes com um caráter cítrico ou resinoso. Ésteres médios a ausentes. Leves aromáticos derivados do álcool são também opcionais.

Aparência: Geralmente uma cor preta brilhante, embora alguns possam se apresentar em tom castanho muito escuro. Espuma grande, volumosa, persistente de cor bronzeada a castanho claro. Geralmente opaca.

Sabor: Moderados a muitos altos sabores de malte tostado, muitas vezes de degustação de café, grãos de café torrados, chocolate escuro ou amargo. Pode ter o sabor de borras de café ligeiramente queimadas, mas esse caráter não deve ser destacado. Baixo a médio dulçor maltado, na maioria das vezes com sabores de chocolate ou de caramelo. Amargor de médio a elevado. Sabor de lúpulo baixo a alto, geralmente cítrico ou resinoso. Ésteres baixos a nenhum. Final médio a seco, ocasionalmente, com uma qualidade levemente queimada. Sabores de álcool podem se apresentar até níveis médios, mas redondos.

Sensação de Boca: Corpo médio a elevado. Pode ser um pouco cremosa, particularmente se uma pequena quantidade de aveia é utilizada para melhorar a sensação na boca. Pode ter um pouco de adstringência derivada do tostado, mas esse caráter não deve ser excessivo. Carbonatação média-alta a alta. Calor alcoólico leve a moderado, mas suave e não excessivamente quente.

Comentários: As cervejarias expressam sua individualidade através da variação do perfil tostado, dulçor e sabor de malte, e a quantidade de lúpulos de finalização. Geralmente tem sabores mais ousados de tostados e lúpulos do que outras stouts tradicionais (exceto Imperial Stouts).

História: Uma cerveja artesanal moderna, de estilo caseiro (homebrew) que aplica um regime agressivo de lupulagem americana a uma tradicional English ou Irish Stout. A versão homebrew era conhecida anteriormente como West Coast Stout, que é uma nomenclatura esquemática comum para uma cerveja mais altamente lupulada.

Ingredientes Característicos: Maltes base e leveduras americanos comuns. Variado uso de maltes escuros e tostados, bem como maltes do tipo caramelos. Adjuntos como farinha de aveia podem estar presentes, mas em baixas quantidades. Variedades de lúpulos americanos.

Comparação de Estilos: Como uma Extra ou Export Stout lupulada, amarga e fortemente tostada. Muito mais tostado e corpo que uma Black IPA. As versões mais fortes e intensas pertencem ao estilo Russian Imperial Stout. Mais fortes e mais assertivas, especialmente na adição de maltes/grãos escuros e caráter de lúpulo que uma American Porter.

Estatísticas Vitais:
OG: 1.050 – 1.075
FG: 1.010 – 1.022
IBUs: 35 – 75
SRM: 30 – 40
ABV: 5.0 – 7.0%

Exemplos Comerciais: Avery Out of Bounds Stout, Deschutes Obsidian Stout, North Coast Old No. 38, Rogue Shakespeare Stout, Sierra Nevada Stout

Etiquetas: Intensidade Alta, Cor Escura, Fermentação Alta, América do Norte, Estilo Artesanal, família-stout, Amarga, Tostada, Lupulada


O vídeo:



Dados para replicar a receita

Volume Final

16 litros
Água Mash

Sem Mash
Água lavagem

21 litros
Mash

Sem Mash
Mashout

Sem Mash
Fervura

100C/60 m
Fermentação

28C/4 dias

Maltes (usei esses maltes para fazer uma RIS e com a lavagem, fiz a American Stout):
5.68 kg Pale Malt, Maris Otter (5.9 EBC) Grão 7 45.3 %
2.84 kg Vienna Malt (6.9 EBC) Grão 8 22.7 %
1.42 kg Munich Malt (17.7 EBC) Grão 9 11.3 %
1.11 kg Caramel/Crystal Malt - 10L (25.2 EBC) Grão 10 8.8 %
0.73 kg Caramel/Crystal Malt - 80L (212.0 EBC) Grão 11 5.8 %
0.38 kg Chocolate Malt (689.5 EBC) Grão 12 3.0 %
0.38 kg Oats, Flaked (2.0 EBC) Grão 13 3.0 %

Lúpulos e demais
(33.1 IBUs) 20.00 g Zeus [14.00 %] - Fervura 50.0 min
(26.8 IBUs) 20.00 g Zeus [14.00 %] - Fervura 30.0 min

Perfil da água (ppm):
Cálcio: 181
Sodio: 76
Cloreto: 340
Magnesio: 14
Sulfato: 84
Bicarbonato: 49

Fermentação: Kveik Oslo 28C por 4 dias
"Cold" crash: 21 graus por 4 dias

OG Esperada. 1075
FG Esperada: 1016

OG Medida. 1075
FG Medida: 1008

EBC: 113 EBC
ABV previsto/apurado: 7.9 / 8.9
IBU: 60

Considerações:
Apesar do erro na eficiência do equipamento, o que levou a um teor alcoólico maior, estourando inclusive o limite máximo, consegui uma cerveja muito legal. Infelizmente, ficou muito mais alcoólica do que previa e isso em função da levedura que usei, que secou mais do que eu gostaria e claro, da lavagem que fiz. Poderia facilmente lavar com mais 5 ou 10 litros e com isso aumentar o volume final diminuindo o teor alcoólico da cerveja, deixando um drinkability melhor. Porém a ideia era testar a técnica e descobrir mais.

Com certeza é uma técnica que repetirei, porém com mais água para a lavagem.

Se forem replicar isso em casa, lavem com 8 litros a mais e mantenham a lupulagem, pois com certeza ficará melhor encaixada no estilo.

O Cold Crash é uma técnica de baixar a temperatura da cerveja, a fim de clarifica-la. Nesse caso, eu não clarifiquei usando o cold crash, pois fiz em temperatura ambiente, porém como estamos falando da Kveik Oslo, consegui uma bela clarificação, mesmo em temperatura ambiente.

Quer saber mais? Veja o vídeo do começo do post.
Aproveitem!